Muito lixo eletrônico para pouco planeta Terra. O lixo eletrônico é uma preocupação no mundo, e a ONU recomenda que se faça o reuso e a reciclagem adequada desses materiais que nunca devem ser destinados ao lixo comum ou que se tente garimpar e queimar metais preciosos como ouro e prata dos componentes - processo denominado "garimpagem urbana". No final da vida útil dos equipamentos, o correto é devolvê-los para a cadeia produtiva, onde serão desmontados e suas partes serão recicladas de acordo com o material e as normas. Esse processo de devolução, chama-se logística reversa. Seja um consumidor consciente e procure na loja que você comprou seu eletrônico o programa de destinação de equipamentos obsoletos, pois os distribuidores e varejistas devem disponibilizar pontos de coleta e os fabricantes devem se responsabilizar pela logística reversa.

Dois aplicativos bastante sustentáveis para quem quer economizar energia e água: Nossa água e Nossa Energia. Eles foram desenvolvidos numa parceria da FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) e o Instituto AKATU (uma Organização Não Governamental dedicada ao consumo consciente em várias formas). Os dois apps são para plataforma Android e são gratuitos, podendo ser baixados pelo Google Play/Play Store. Ver texto completo na nossa página do Facebook.

Construir sites leves ajuda o meio ambiente. Sabia ? Então, quanto maior o tamanha de uma página, mais trabalho o servidor tem para hospedá-la e seu micro para processá-la, logo, mais CO2 é produzido. Pense nisso. Todos queremos sites bonitos e cheios de recursos, mas lembre-se: MENOS É MAIS.

Menu Lateral